Especialistas franceses visitam propriedades rurais em SP 

Acordo prevê a cooperação técnica entre institutos e secretaria de agricultura 

10/06/2022 às 10:09 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

Produtores rurais do Vale do Paraíba e na região Bragantina do Estado de São Paulo receberam especialistas franceses, por parte do Acordo de Cooperação SP-França - estabelecido entre o Governo do Estado de São Paulo e o país europeu, o qual prevê ações técnicas em diversas áreas, incluindo a agropecuária, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Entre serras e vales, o grupo - que conta com diretor geral de alimentação e encarregado nacional de laticínios, do Ministério de Agricultura e Soberania Alimentar, Frederic Bertassi; Maxence Virelaude, professor da Escola Nacional da Indústria Leiteira; e de Ivon Bochet, presidente da União de Produtores de Beaufort - conheceu detalhes da produção de leite e derivados, bovinos e caprinos, bem como o manejo realizado em propriedades rurais, que garantem qualidade e alta produtividade em municípios do Vale do Paraíba (Taubaté e Pindamonhangaba) e da Região Bragantina (Monte Alegre do Sul, Serra Negra e Amparo).

Especialistas visitaram a Comevap  no Vale do Paraíba. Foto: Ascom/SP

A programação iniciou no dia 6 de junho e o grupo visitou indústrias e produtores com cases de sucesso na área de queijos e laticínios. 

No Vale do Paraíba, entre os dias 6 e 7 de junho, além da equipe de extensionistas e pesquisadores que está acompanhando todas as agendas, o grupo foi ciceroneado por extensionistas da CATI Regional Pindamonhangaba e Casas da Agricultura, que abrangem os municípios visitados, Taubaté e Pindamonhangaba.

Os especialistas franceses também cumpriram a agenda na Comevap (Cooperativa de Laticínios do Médio Vale do Paraíba) – sediada em Taubaté –, que congrega 600 produtores, responsáveis pela produção diária de mais de 120 mil litros de leite, dos quais 80% são processados e direcionados à produção de manteiga, bebidas lácteas, creme de leite e queijos; e os outros 20% são comercializados a granel. Recepcionado pelo diretor-presidente, Aristeu de Barros Trannin, o grupo recebeu informações sobre o Vale do Paraíba, a produção rural, o pagamento por qualidade do leite e as particularidades das propriedades e dos produtores.

Acordo 
Assinado em agosto de 2021, o Acordo SP-França prevê, no âmbito da agropecuária, a cooperação técnica entre institutos franceses e a secretaria de agricultura. 

Com informações e foto da secretaria de agricultura de SP
 


Últimas Notícias